segunda-feira, 30 de julho de 2012

Colégios

Há quem insista em dizer que as crianças só devem ir para o colégio por volta dos 3 anos de idade!
Aliás não conheço nenhum pediatra que me diga que antes disso eles não socializam, então não vale a pena!!
A dúvida continua a pairar na minha cabeça...
Enquanto mãe da Missanga e observando os seus comportamentos, apercebo-me que ela socializa e muito!!
Hoje por exemplo, fomos ver a escolinha nova e assim que lá chegou ficou louca com os brinquedos, com os miúdos que brincavam no jardim...foi ao colo de todas as educadoras e auxiliares...esqueceu-se de mim!!
Sei que vou sentir a falta dela e muito em Setembro, quando a tiver de deixar todos os dias ali e virar costas.
Vou ter de pensar como ocupar os dias...
O colégio parece-me muito bom!
Tem um jardim enorme com relva, escorregas, sombras, o pessoal pareceu ser super simpático e atencioso!!
As salas são arejadas e luminosas, com espaço e tem imensas atividades desde cedo!
A Sweet M. terá Inglês, música, baby ioga...
Estou contente com isto!!!
Ah e vai ter farda...amorosa!!!!
Acho que todos os colégios deviam ter farda!
Além de ser muito mais fácil diariamente, mais rápido e pratico, entre estatutos sociais não há diferenças e são todos iguais!!
Se há coisa que dou demasiada importância é à escola!
Esta tem de ser pedagógica e receber os miúdos com um proprosito - ensinar e dar o máximo de conhecimento!
Pagar para os depositar ali um dia inteiro para pouco fazerem não me parece nada bom...
Então ali há um programa que é dado a cada inicio de ano lectivo e pode ser modificado pelos pais!!

Aqui ficam para mim os aspectos mais importantes a ter em conta quando se vai à procura de creche:

- Espaço das salas
(Luminosidade, m2, limpeza)
- Número de auxiliares por criança
(Máximo de crianças por sala -10)
- Atividades
(ver se não ficam um dia inteiro só a olharem uns para os outros.
Música, expressão plástica, ginástica é importante)
- Alimentação da escola
(Se for confecionada lá melhor)
- Espaço exterior
(Se tiver um espaço ao ar livre é o ideal. Faz-me confusão estarem um dia inteirinho dentro de 4 paredes)
- Contacto entre pais e escola e vice/versa
(há escolas que não dão importância a isto. Castram os pais, limitando a sua entrada em salas, não os levando a interagir)
- Visite as creches todas que tiver de visitar.
- Faça 1001 perguntas, mesmo aquelas que parecem absurdas!
- Leve o bebé e veja como se sente e como o tratam, Claro que há nossa frente poderá ser sempre diferente.
- Comece a ver com tempo. Assim terá espaço para ponderar e repensar se aquele será o melhor sitio.


Claro que deverão existir mais aspetos importantes mas estes são sem  duvida e para mim obrigatórios.
Tudo o resto vê-se com o tempo...
É sempre uma incógnita se os nossos bebes ficarão bem entregues!
Como mãe galinha assumida acho sempre que não existe ninguém melhor do que eu para olhar por ela!!




Facebook AQUI


9 comentários:

  1. pois,custa horrores...mas´ se os virmos felizes custa menos! Assim espero!! Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Quantos anos tem a sua bébé? A minhã só tem 9 meses, está com a avô, mas estava a pensar em creches para o próximo ano, mas como faz anos em Novembro se entrar para o ano entra ainda com menos de dois anos, se esperar pelo outro já tem quase 3...dúvidas muitas dúvidas...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia! A M. tem 16 meses!! Compreendo as suas duvidas!! A pediatra dela diz que atéaos 3 anos eles não precisam de socializar então podem ficar em casa com os avós por exemplo! O que eu acho é que eles socializam antes sim...e a M. está sempre com outros bebes da idade dela e adora...é uma festa!!! Ainda ontem!! Acho que isso lhes faz muito bem e noto diferenças em crianças que não tem este contacto!
      Porém se tivesse oportunidade dela ficar 100% comigo ou com osavós não exitava...meramente porque sou mãe galinha e acho que ela só estábem com os "meus"!!!! Beijinhos!!!!:-)

      Eliminar
  3. Olá, hoje quando li o seu post, identifiquei-me logo :) tenho dois filhos e o mais velho, por opção nossa foi para a escola aos 3 anos, a mais nova foi para a escola com 1 ano 6 meses, e sinto que foi a melhor decisão que tomei. Olhando para ela vejo que tá feliz no seu novo espaço, com os seus colegas e com uma evolução espetacular. By the way, vi hoje no blog da cacomae que tem uma agência de viagens? queria fazer uma viagem tipo a que a Ana fez a Madrid. Pode-me ajudar? bjs e Obg Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá familia M. !!
      Posso ajudar claro!
      Mande-me mensagem privada com o que pretende!
      Quantas pessoas são, idades, datas...essas coisas!!! Beijinhos e fico à espera!!!

      Eliminar
  4. Sinceramente acho que 3 anos é tarde, mas menos de 2 também penso ser cedo :) Adoro que esteja com a minha mãe fico descansada, mas penso que quanto mais tarde for pior vai ser para ela, que lhe vai custar mais, além de que a minha mãe não faz com ela o que fazem nas creches e o contacto com outros meninos é muito importante. No meu tempo eu cresci com a minhã avó e fui muito feliz, mas podia brincar livremente com muitos meninos e meninas na rua, era outra coisa :)Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia! Eu acho que eles devem ir para a creche quando os pais se sentirem preparados para isso!! Estar com os avós tb é bom...eu adorei e foram momentos que não esqueço!!
      Em relação a conviverem com outras crianças faz falta tb acho...mas se tiver amiguinhos da mesma idade pode sempre organizar para estarem mais vezes juntos! Com a M. tem sido assim até agora!!! Bjsssss

      Eliminar
  5. A minha vai para o infantário em setembro... Espero que se adapte bem!
    Por essa altura irá ter 9 mesinhos. Se dependesse de mim, ficava com ela até completar 1 ano e só depois é que pensava em colocá-la num infantário. Mas entro ao serviço dia 3 de Setembro :(
    Acho que as crianças não devem ir muito tarde para o infantário. Caso contrário, quando entrarem para o 1.º Ciclo, nota-se uma grande diferença no seu desenvolvimento (quando comparado com outras crianças que já estão mais aptas para a socialização, a aceitação e compreensão de regras, etc)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LY! Eu se pudesse não a largava também...adoro tds os minutos que passamos juntas mas tb acho que a escolinha lhes faz bem...a M. tem 15 meses...e adora conviver...eu é que acho que vou sofrer! bjs

      Eliminar