sexta-feira, 16 de março de 2012

Doulas

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve".

Nos dias de hoje essa palavra serve para denominar as acompanhantes de parto que oferecem suporte afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as mulheres. Esse suporte pode ser dado antes, durante e depois do parto.

Depois de ver um programa que para mim é polémico decidi mostrar a minha opinião sobre o assunto.
Isto das Doulas e partos em casa tomou proporções mediáticas desde que a apresentadora "Adelaide de Sousa" teve o seu filho quase deste modo. Quase porque acabou por te-lo da maneira mais comum - num hospital.
Ora é verdade que no antigamente, os partos davam-se em casa mas também é sabido que havia uma grande e enorme taxa de mortalidade fetal!
Parece-me a mim que o bom senso tem de imperar aqui, neste ponto.
Muito se fala da vontade da mulher. A mulher quer ter um parto sem recorrer a meio hospitalar, a mulher quer ter um parto natural, a mulher quer ter um parto á sua maneira!!
E então? Do bebé ninguém fala??
Parece-me a mim que a mulher que pensa desta forma está a ser egoísta!
As coisas podem correr bem como podem correr mal...e depois a culpa quando correm mal é de quem?
As Doulas, quanto sei não são formadas em medicina. Podem ser cabeleireiras, funcionárias públicas, psicólogas e outras profissões mais!! Mas não estudaram para fazer o trabalho que se prestam!!
Como pode uma mãe recorrer aos seus serviços sabendo disto? O apoio moral, psicológico é importante, sem dúvida mas tão ou mais importante naquele momento é o apoio médico que pode salvar uma vida - a vida do nosso filho!
Tudo o resto é pura fantasia dos livros de histórias de encantar...
As mulheres que recorrem a este serviço não têm moral para vir para os órgãos de comunicação social pedir justiça! Facto é que sabiam de antemão que era um risco e mesmo assim levaram a sua avante!
Sabiam que complicações podem existir, e mais uma vez repito - sabiam que as Doulas NÃO TÊM FORMAÇÃO MÉDICA!!
Claro que acho que estas pessoas devem ser punidas por prestarem um serviço que não lhes compete pondo em risco vidas mas também acho que as autoridades deviam atuar impedindo que elas praticassem o que querem praticar!
Concordo com o aspecto do apoio, toda a mulher o necessita quando está para ter um bebé...mas única e exclusivamente só ai!
Uma doula não é um médico! Qualquer uma de nós pode ser doula!! Há inscrições abertas na associação de Doulas de Portugal!
Ora já me estou a ver a fazer um parto daqui a 2 meses!!!

1 comentário:

  1. Concordo Joaninha! Com tudo! Realmente, acho egoista que chegue... Por outro lado, tb estava na altura de humanizarem as maternidades e deixarem as maes terem uma palavra... porque montes de nós, não se sentem bem deitadas qd estão com contracções, pois bem, que fiquem sentadas ou de pé... devia poder-se... ouvir musica (ja se pode em alguns sitios) ver tv... sei lá que mais caprichos... ;)

    ResponderEliminar